sábado, 20 de fevereiro de 2010

Por uma Educação Inclusiva de Qualidade

Muito temos ouvido falar sobre Educação Inclusiva,
mas afinal o que é Educação Inclusiva?
Se tomarmos como parâmetro as primeiras iniciativas de Inclusão nas escolas, certamente pensaremos que incluir se restrinja a receber alunos portadores de necessidades educacionais especiais e oferecer-lhes ensino, assim como para os demais. E pronto! Está feita a Educação Inclusiva!
Entretanto reconhecemos que devemos conferir a Educação Inclusiva uma dimensão muito maior, que abranja desde o acesso até a permanência "com qualidade" desses alunos nas escolas. E para isso, não temos receitas ou truques que adequem as instalações prediais e materiais ou que transformem professores e demais profissionais da escola em perítos ou mestres no ofício da inclusão.
Para que a Educação Inclusiva aconteça, é preciso repensar a prática pedagógica, as implicações do ensino, os processos de aquisição dos conhecimentos e, mais do que isso, preparar o Ser Humano para aceitar-se segundo suas limitações para a partir daí aceitar as do outro, reconhecendo-se assim como os demais, enquanto indivíduos carregados de emoções, sentimentos e pensamentos, desvelados em corpos e condições diferentes. A partir daí entraves e dificuldades passam a ser vistos como possibilidades...assim, o sentimento de inclusão passa a nascer dentro de cada um e entre todos, cada qual com suas especificidades.
Isto porque:
Se penso que sou perfeito, não aceito a imperfeição do outro.
Se acredito que não erro, não aceito o erro do outro.
Se não me olho ou muito o faço, não vejo o outro a minha volta.
Se não reconheço minhas limitações, não aceito as limitações do outro.
Se não enfrento meus próprios medo, tenho medo dos medos do outro.
Se não me incluo, não posso incluir o outro.
Tendo superada o sentimento de exclusão que há dentro de cada um de nós, estaremos mais próximos de partilhar uma real "Inclusão" de todos aqueles que por diferentes razões tenham sido excluídos por suas diferenças. Assim, a inclusão tem que acontecer de dentro para fora, como um processo interno que se exterioriza pelas ações para com e perante o outro e o meio.
À luz de uma concepção mais direta sobre Educação Inclusiva, a Profa. Dra. Leny Magalhães Mrech (2010), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, diz que "por Educação Inclusiva se entende o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede comum de ensino em todos os seus graus." Para o que a Escola tem de afinar suas propostas, instalações e relações, somando um montante de ações que permitam a inserção do movimento inclusivo nas práticas escolares. Nesse intuito, relacionamos abaixo algumas possibilidades de reflexão e adequação a realidade de escolas que primem pela Educação Inclusiva e, ao mesmo tempo, pela Qualidade do Ensino que oferecem, o que sintetizamos com o uso do termo "Educação Inclusiva de Qualidade".
Então, qual a missão da Escola Inclusiva de Qualidade?
  • Zelar pela qualidade do processo de ensino e aprendizagem independente das especificidades de cada indivíduo;
  • Semear diariamente a igualdade entre todos;
  • Oferecer igualdade de condições no acesso e na permanência dos estudos para todos os alunos;
  • Formar cidadãos éticos e solidários a partir do próprio exemplo;
  • Formar cidadãos comprometidos e engajados com a melhoria do mundo que vivem.

Quais são os valores da Escola Inclusiva de Qualidade?

  • Igualdade para e entre todos;
  • Ética nas relações tecidas;
  • Respeito entre todos, independente das diferenças;
  • Solidariedade entre todas as pessoas;
  • Qualidade em tudo que se fizer;
Qual a Visão de futuro da Escola Inclusiva de Qualidade?
  • Semear e Cultivar práticas educacionais e sociais que formem cidadãos engajados na construção de uma sociedade mais justa para todos.
O que não pode faltar na Escola Inclusiva de Qualidade?
  • Compromisso de todos por uma Educação de Qualidade;
  • Uma Equipe de Profissionais comprometida com a qualidade do ensino;
  • Trabalho em equipe para promover aprendizagens significativas aos alunos;
  • Acolhimento de alunos portadores de necessidades educacionais especiais;
  • Atendimento adequado para todos os alunos, inclusive os portadores de necessidades educacionais especiais;
  • Zelo pela formação continuada dos profissionais da Escola;
  • Oferta de suporte técnico aos professores e demais envolvidos no ato educativo;
  • Motivação e oferta de condições aos professores para que inovem em suas práticas, primando sempre pela qualidade do ensino;
  • Estreitamento das relações entre pais, familiares, alunos e profissionais da escola, promovendo um clima escolar sadio e cooperativo;
  • Instalação uma esfera de respeito e solidariedade entre todos na escola.
O que não vale na Escola Inclusiva de Qualidade?
  • Negar o acesso das crianças ao ensino;
  • Dificultar a permanência da criança na Escola;
  • Deixar apenas a cargo do professor a inclusão da criança;
  • Promover a inclusão apenas do portão de entrada à sala de aula;
  • Não adequar as instalações prediais às devidas normas de acessibilidade;
  • Não investir na compra de materiais didáticos e pedagógicos apropriados;
  • Ignorar que todos da Escola devem se incluir no processo de inclusão;
  • Desconsiderar que cada criança tem necessidades específicas;
  • Ignorar que cada criança se desenvolve e aprende com rítmos variáveis;
  • Desconsiderar que somos diferentes, mas que temos direitos iguais;
  • Deixar para último plano a solidariedade e o amor ao próximo.

Como é o professor na Escola Inclusiva de Qualidade?

  • Adota como ponto de partida conhecer seus alunos;
  • Reconhece e valoriza os conhecimentos e habilidades prévias dos alunos;
  • Articula os saberes e o cotidiano dos alunos às aulas;
  • Acredita no aluno e em seu avanço;
  • É zeloso pela qualidade do ensino que oferece;
  • Monitora a aprendizagem dos alunos, acompanhando e avaliando constantemente os processos de aquisição dos conhecimentos.
  • Investe em práticas pedagógicas eficazes;
  • Inova em sua prática sempre pautado pelo estudo;
  • Motiva seus alunos a aprenderem e a se superarem.

Como são os alunos na Escola Inclusiva de Qualidade?

  • Têm autoestima em alta;
  • Se sentem valorizados;
  • Se respeitam e respeitam os outros;
  • Reconhecem suas limitações e por isso se abrem para novas possibilidades;
  • Superam suas dificuldades e avançam em suas aprendizagens;
  • Evoluem progressivamente em seus conhecimentos;
  • Vive, convive e aprende na escola.

MRECH, Leny Magalhães. O que é Educação Inclusiva? Disponível em http://inclusão.com.br/projeto_textos_23.htm, Visualizado em 20 de fev. de 2010.

3 comentários:

  1. Bem 10 esse blog!!!

    Aguardo mais textos.

    Abç a todos

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  2. Sou amiga da Sirley e ela indicou-me este blog, como faço pedagogia, me interessei.

    Gostei demais deste blog, bem completo e diversificado.
    Como estou iniciando acredito que este blog pode ajudar nos meus estudos.

    Abraços.
    Eliane.

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  3. Parabéns, meninas! Adorei o espaço! O tema muito me interessa!

    Bjs
    Sara Cristina

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